
Advocacia 4.0: o que é e como está revolucionando o campo jurídico
Com os constantes avanços tecnológicos, nada mais natural do que a aplicação dessa tecnologia nos escritórios de advocacia. Se antes a profissão era vista como conservadora e até um pouco atrasada, hoje essa percepção vem mudando exponencialmente.
Assim, quem deseja se destacar no mercado de trabalho e alcançar novos horizontes dentro da profissão, precisa investir na advocacia 4.0. Quer entender um pouco mais sobre esse conceito e suas implicações nos escritórios? Continue a leitura deste artigo e saiba mais!
Entenda o que é advocacia 4.0
Embora seja um conceito relativamente novo, a advocacia 4.0 já é obrigatória para quem deseja se destacar no mercado e manter a competitividade.
Ele baseia-se na inclusão de todas as ferramentas tecnológicas possíveis para melhorar a prospecção de clientes, apuração de leads, aprimorar o atendimento, gestão, entrega de resultados, emissão de relatórios, campanhas de marketing e as demais atividades do dia a dia dos advogados.
Dessa forma, podemos pensar na advocacia 4.0 como uma revolução digital nos escritórios, permitindo o alcance do seu máximo potencial e desempenho. E isso vai muito além de publicidade nas mídias sociais e o uso de um bom software jurídico.
Descubra a importância de apostar na advocacia 4.0
Além da possibilidade de alcançar novos mercados, as ferramentas digitais proporcionam o aumento da produtividade, melhor gestão dos processos e maior controle sobre os resultados. Conheça algumas delas a seguir:
Inteligência artificial
Com o uso da inteligência artificial, por exemplo, é possível automatizar procedimentos burocráticos e otimizar seu tempo, de modo que o advogado consegue direcionar melhor sua atenção.
Vale ressaltar que a tomada de decisão se torna mais assertiva e você ainda reduz erros e também os custos, já que poderá produzir mais com menos recursos financeiros. Tudo isso garantindo um trabalho com mais qualidade e melhor atendimento ao cliente.
Blockchain
A ferramenta blockchain permite a criação de um banco de dados avançado que possibilita o compartilhamento de informações na rede da empresa. A cronologia dessas informações é consistente por não ter como excluir ou mudar essa cadeia sem a permissão da rede.
Dessa forma, o profissional consegue criar um arquivo inalterável para fazer o monitoramento dos pagamentos, contas e outras operações.
Big Data
O conceito de Big Data se relaciona com o estudo e análise grandes conjuntos de dados. A partir dessas informações é possível entender o comportamento dos clientes, saber onde encontrar leads qualificados e criar campanhas bem direcionadas para alcança-los. O que é ótimo para realizar uma captação eficiente de clientes.
Machine learning
Já o machine learning consiste na utilização de algoritmos para reconhecer padrões, organizar dados e possibilitar que os computadores aprendam com esses padrões, gerando insights inteligentes. Em outras palavras, é uma área que permite a implementação da inteligência artificial.
Afinal, os algoritmos vão aprender a partir dos dados inseridos, podendo executar diferentes atividades com autonomia.
Conheça as vantagens de se tornar um advogado 4.0
A advocacia 4.0 vai muito além de estar presente nas mídias sociais e investir em um software jurídico. O profissional do futuro precisa ter em mente que a tecnologia é uma aliada e pode facilitar muito seu dia a dia no escritório.
Com o processo eletrônico e a possibilidade de atuar nacionalmente, as ferramentas tecnológicas permitem que você alcance clientes ilimitadamente e proporcione um atendimento de qualidade a todos eles.
Veja como se tornar um profissional da advocacia 4.0
Se abrir para o novo é o primeiro passo para quem deseja apostar na advocacia 4.0. Nesse cenário, o profissional do futuro sabe que precisa se aprimorar constantemente. Dessa maneira, foi-se o tempo em que a carreira estudantil se encerrava com a faculdade.
Hoje, o advogado precisa continuar se qualificando ao longo da vida, seja por meio de uma pós-graduação, cursos complementares e de atualização.
Para tanto, é necessário ter visão de futuro, flexibilidade, espírito inovador e um desejo constante de aprender.
O curso disponível no Esaplay sobre advocacia 4.0, por exemplo, é uma ótima fonte de conhecimento para quem deseja se aprofundar no tema. Além disso, o aprimoramento contínuo mantém a mente aberta, prepara você para os desafios do futuro e cria um diferencial competitivo no mercado.
Gostou das dicas que trouxemos nesse conteúdo? Então aproveite para seguir também nossa página no Instagram, no LinkedIn e no YouTube e fique por dentro de todas as novidades do setor.