Advogado Empreendedor: como prosperar na carreira jurídica?
A advocacia é uma profissão antiga e bastante tradicional. Contudo, com as constantes mudanças no mercado e a popularização das ferramentas tecnológicas, é necessário buscar novas formas de fazer negócio.
Nesse contexto, o advogado empreendedor ganha espaço e se destaca no mercado de trabalho. Quer saber mais sobre esse tema e como seguir prosperando na carreira jurídica? Continue acompanhando o conteúdo e entenda melhor!
O que é um advogado empreendedor?
Abrir o próprio escritório é o sonho de boa parte dos advogados. Entretanto, ser um advogado empreendedor ultrapassa essa concepção. Hoje, o profissional que deseja se destacar no mercado precisa aliar seus conhecimentos técnicos a habilidades de gestão.
Para isso, aprimorar suas habilidades criativas e multidisciplinares são pontos fundamentais, indo em busca de novas possibilidades e inovação.
Ou seja, o advogado empreendedor tem em vista criar algo diferente que agregue valor ao seu negócio. Tudo isso com planejamento estratégico e muito estudo.
Qual a importância de ser um advogado empreendedor?
O mercado é dinâmico e está em constante evolução. Assim, se antes o cliente ia até o escritório com uma demanda, hoje o profissional precisa considerar novas soluções para problemas que os clientes ainda nem sabem que tem.
Nesse cenário, é necessário que o advogado vá além das matérias que aprendeu na faculdade. Por mais que uma graduação de qualidade seja a base, é necessário entrelaçar todo esse conhecimento e aprender maneiras e colocá-los em prática de forma menos engessada.
Assim, o advogado empreendedor consegue encontrar caminhos que ainda não foram explorados e detectar grandes oportunidades em um mercado que parece saturado.
Por isso, encare seu escritório como uma empresa e tenha um olhar inovador sobre a advocacia.
Como se tornar um advogado empreendedor?
Independentemente se você acabou de se formar ou se já está no mercado há algum tempo, é possível desenvolver as habilidades necessárias para se tornar um advogado empreendedor. Confira 4 delas a seguir!
1. Gestão de escritório
O escritório de advocacia deve ser encarado como uma empresa. Por isso, reúna alguns conhecimentos relativos à administração do seu negócio. O MBA em Gestão Estratégica da Advocacia da POSESA pode ser uma ótima oportunidade para começar mudar sua mentalidade nesse sentido.
2. Marketing jurídico
Foi-se o tempo em que os clientes vinham naturalmente até seu escritório. Parte central de empreender é atrair novas oportunidades e leads qualificados. Para isso, investir em marketing é uma alternativa vantajosa.
Seja por meio das redes sociais, produzindo conteúdo jurídico ou participando de eventos, o advogado empreendedor sabe que precisa buscar novos mercados e oportunidades.
3. Educação continuada e atualizações constantes
Para manter um diferencial competitivo e agregar valor à sua empresa, o profissional precisa constantemente se atualizar com novos conhecimentos. Isso inclui a realização de pós-graduações, cursos de atualização e também de assuntos relacionados, como marketing, gestão e vendas.
4. Especializações
Quanto mais especializado você for, maiores as possibilidades de fornecer novas soluções para seus clientes. Por isso, se você encontrou um nicho interessante, vale a pena se aprofundar nele até dominar completamente o tema.
Além de MBAs e cursos de especialização, participar de eventos, feiras e workshops são ótimos meios para ficar por dentro de tudo o que há de mais moderno na sua área de atuação.
Não basta alugar uma sala e começar a atender clientes para o advogado empreendedor se destacar no mercado. É necessário ir além e ter uma visão inovadora sobre o próprio negócio. Para isso, o primeiro passo é buscar por informação e investir em qualificação de forma contínua.
Está esperando o que para dar o primeiro passo para mudar seu futuro agora mesmo? Venha conhecer o MBA em gestão estratégica da advocacia e se destaque no mercado de trabalho!