Animação 3D na advocacia: conheça a tecnologia e suas vantagens

A animação 3D na advocacia tem se tornado cada vez mais comum, servindo como um novo modelo de argumentação da defesa ou acusação.

Em alguns julgamentos, é desafiador apresentar argumentos eficazes, de maneira clara e detalhada, especialmente quando se trata de pessoas leigas.

Nesses casos, a tecnologia da animação 3D se mostra não só eficaz, mas fundamental para a advocacia do futuro.

Confira agora o uso e vantagens da animação 3D para advogados!

 

1. O que é Animação 3D na advocacia?

2. Como usar essa tecnologia na advocacia?

3. Quais áreas podem usar animação 3D?

4. Quais as vantagens da animação 3D?

5. Como aplicar no tribunal do júri?

6. Quais casos utilizaram a animação 3D?

1. O que é animação 3D na advocacia?

A animação 3D é uma técnica gráfica que utiliza movimentos tridimensionais para dar vida a personagens, objetos, adereços em um ambiente digital.

A animação 3D ficou conhecida ao ser usada principalmente na criação de videogames, filmes e programas de TV, mas suas possibilidades de usos cresceram junto com sua popularidade, ganhando espaço no meio jurídico.

Embora muitos casos não exijam animações, há outros casos jurídicos em que a animação 3D pode alavancar a argumentação, tornando-a mais persuasiva através da visualização dos fatos.

2. Como usar essa tecnologia na advocacia?

Graças a versatilidade da tecnologia 3D é possível utilizá-la em diversos âmbitos do direito.

A animação 3D tem sido utilizada por grandes escritórios de advocacia, seja para reconstituir cenas de crimes, explicar argumentações complexas e até para esclarecer de maneira prática informações médicas e periciais.

Veja: Pós-graduação em Direito, inovação e tecnologia.

3. Quais áreas utilizam animação 3D?

As animações 3D podem ser utilizadas para criar gráficos, vídeos e imagens em qualquer área do direito, porém, em alguns casos essa tecnologia se faz mais necessária, seja pela natureza das infrações cometidas, seja pela complexidade das informações.

Veja a seguir as áreas do direito que mais tem apostado na utilização da tecnologia de animações 3D:

 

Direito ambiental

As animações têm sido uma grande aliada do direito ambiental, servindo para exemplificar e recriar com riqueza de detalhes os crimes ambientais, como acidentes envolvendo petróleo e gás, contaminação de água e solo, desmatamento e outros delitos envolvendo a segurança ambiental.

Direito de trânsito

Nesse ramo do direito, a tecnologia recria com precisão colisões de carros, acidentes envolvendo ciclistas e até mesmo a simulação de acidentes causados por embriaguez. Isso auxilia na correta verificação da responsabilidade, bem como o grau dos danos sofridos pelas vítimas.

Direito médico

A animação 3D é essencial para explicar as complexidades por trás de tratamentos e erros médicos. Além de “traduzir” terminologias médicas complexas, as animações conseguem recriar com exatidão processos cirúrgicos e crimes de negligência.

Direito penal

Com certeza é a área do direito que mais se beneficia com a tecnologia das animações em 3D.

No Brasil, escritórios e advogados criminalistas utilizam recursos visuais durante o processo para auxiliar na exemplificação e compreensão de suas teses de defesa. Imagens e vídeos conseguem exprimir com realismo o que as palavras não conseguem, sendo um método excelente para persuadir jurados e complementar o convencimento do juiz.

Leia também: Cibersegurança e a advocacia: qual a importância e os desafios?

 

4. Vantagens da animação 3D

A animação 3D para advogados tem se tornado a ferramenta mais poderosa da advocacia moderna.

Os espectadores entendem facilmente a narrativa e os pontos fundamentais de um caso. Com essa tecnologia é possível transformar questões complexas e dados confusos de especialistas em verdadeiras histórias realistas de fácil compreensão.

As principais vantagens para advogados que utilizam as animações 3D, incluem:

 Simplifica a assimilação e retenção de informações

Independente do assunto, a maioria das apresentações de testes se beneficiaria de uma maior clareza em suas informações. Uma animação 3D virtualmente coloca seus espectadores na cena e permite que eles entendam eventos enigmáticos ou improváveis de maneira eficiente.

Melhora a apresentação de dados técnicos

Além de ajudar o público a visualizar eventos para os quais você não tem imagens, também é possível usar a animação 3D para mostrar às pessoas coisas que normalmente não seriam visíveis. Por exemplo, a animação 3D permite recriar a cena de uma lesão ou de uma cirurgia. Esse tipo de demonstrativo expressa o que está acontecendo sob a pele do corpo humano, ilustrando ossos quebrados e lesões internas. Da mesma forma, você também pode usar a animação para mostrar como ocorrem as falhas mecânicas e defeitos de produtos.

Aumenta o profissionalismo

Quando você investe em animação 3D, mesmo para casos menores, é mais provável que obtenha uma vitória. Em geral, o caso mais preparado para irem a julgamento verá resultados positivos, aumentando a percepção de valor em relação ao advogado ou escritório. Além disso, os júris apreciam e esperam que os recursos visuais sejam um forte componente do caso, tornando a animação 3D uma ferramenta indispensável.

Celeridade processual

A verdade é que a tecnologia de animação 3D pode ser usada até mesmo para formalizar acordos, pois reúne praticidade e agilidade.

Uma grande vantagem da animação 3D é a economia de tempo que proporciona, seja no momento da explicação de informações e dados, seja na duração das audiências.

Por isso, investir em animações 3D pode garantir maior celeridade processual, ajudando a reduzir etapas processuais longas e complexas.

Não deixe de conferir: Séries jurídicas: qual personagem você é?

 

5. Animação 3D no tribunal do Júri

 

Animações, gráficos, ilustrações em apresentações jurídicas evoluíram drasticamente na última década e se tornaram uma ferramenta inestimável para escritórios de advocacia e equipes jurídicas de todos os tamanhos para agregar valor e sucesso aos seus casos.

Quando se utiliza a animação 3D no tribunal do júri, você alcança não só a compreensão plena de aspectos mais importantes do seu caso, mas também garante uma narrativa que fará com que o júri compreenda e acredite no que está sendo exposto a eles.

É totalmente possível mostrar a um juiz e ao júri o que está acontecendo dentro de um objeto, estrutura ou corpo.  Independentemente do assunto, as animações costumam ser a única maneira viável de retratar claramente sistemas e processos internos.

Confira: Como administrar um escritório sozinho(a)?

 

6. Quais casos utilizaram animação 3D?

O caso Nardoni

O caso Nardoni ocorrido em 2008 foi um dos primeiros a usarem animação 3D.

Amplamente noticiado na época, o caso chocou o Brasil com a morte brutal da pequena Isabella Nardoni, jogada de um prédio pelo próprio pai.

O programa Fantástico da TV Globo apresentou uma reconstituição do crime em animação 3D. Dessa forma os espectadores puderam ter uma visão realistas dos fatos antes, durante e depois do crime. Com uma animação dinâmica e moderna para a época, o material impressionou tanto que foi reproduzido também nas investigações.

Absolvição com animação 3D

Em 2021 um homem foi absolvido após suas advogadas usarem o poder das animações 3D em sua defesa durante uma sessão do tribunal do júri.

O caso era referente a uma briga de bar que resultou em morte. Por meio desse recurso tecnológico, as advogadas conseguiram provar aos jurados que seu cliente agiu em legítima defesa.

Advogado faz apresentação em 3D

Outro caso recente, envolve a apresentação em vídeo com animações 3D também em um julgamento do tribunal do júri, nesse caso o advogado utiliza as imagens como base da sua narrativa, a tecnologia foi essencial para apresentar as informações da defesa de forma clara.

Você pode gostar: Assista ao vídeo completo da apresentação 3D.

Conclusão

Com uso adequado da tecnologia 3D na advocacia, você poderá colher os frutos de uma advocacia moderna e eficiente.

A advocacia criminal nunca esteve tão em alta, se especializar em um curso com foco na prática, atualizado e atento as novas tecnologias é o primeiro passo para ter sucesso na área!

Clique aqui e conheça a pós-graduação em Advocacia Criminal!

 



plugins premium WordPress