Como abrir um escritório de Advocacia com segurança — Guia prático com passos essenciais

Pessoas reúnidas e que já sabem como abrir um escritório de advocacia

Poucas coisas são tão gratificantes na carreira jurídica como abrir um escritório de advocacia. É a oportunidade de conquistar independência e autonomia, usufruindo ao máximo do próprio trabalho.

Essa decisão envolve planejamento e mudanças de visão. Os advogados precisam deixar de olhar apenas as questões jurídicas da atividade, desenvolvendo uma mentalidade empreendedora.

Neste conteúdo, preparamos um guia que ensina como abrir um escritório de advocacia. Desenvolva a segurança necessária para dar esse passo na sua carreira!

Por que ter seu próprio escritório de advocacia

  • Ter mais autonomia e liberdade profissional: um escritório próprio é a oportunidade de implementar o seu jeito de trabalhar;
  • Receber integralmente os honorários: no escritório próprio, você assumirá os riscos das atividades em troca de ganhos mais expressivos com os honorários;
  • Facilitar a captação de clientes: um escritório físico melhora a percepção de valor dos serviços e a credibilidade profissional, impactando nos honorários e na prospecção de clientes;
  • Contar com uma infraestrutura para trabalhar: a abertura do escritório físico separa a vida pessoal e profissional. Há ganhos tanto em bem-estar como em desempenho nas tarefas profissionais.

9 Passos de como abrir um escritório de advocacia

1. Faça um planejamento e organize a atividade

O planejamento estratégico é o norte do empreendimento. Nele, estão definidos os objetivos que precisam ser alcançados, e os caminhos que serão adotados para alcançá-los.

2. Objetivos e metas

Uma forma de direcionar o empreendimento são os OKRs:

  • objectives (objetivos) — o que você quer ser ou onde quer estar;
  • key results (resultados-chave) — a situação que demonstra que se chegou lá.

Por exemplo, no primeiro trimestre, você pode ter como objetivo conquistar 10 clientes. Então, o resultado-chave é a protocolização de 10 novas ações judiciais com diferentes partes assistidas.

Esse alvo pode ser desmembrado em pequenos passos para criar metas, como conquistar de 3 a 4 clientes por mês.

3. Segmento de mercado

Um segmento corresponde a uma solução (produto ou serviço) associada a um grupo de clientes:

  • advocacia contenciosa para consumidores em geral;
  • assessoria jurídica em Direito Empresarial;
  • advocacia preventiva para empregadores;
  • processo de sucessão para herdeiros.

Um nicho será o atendimento de uma demanda ou grupo de clientes específicos no segmento:

  • BPC e LOAS;
  • defesa de acusados em crimes financeiros;
  • mediação em conflitos de família;
  • contratos de investimentos para startups.

Muitos segmentos de atuação criam uma atuação generalista. Poucos segmentos criam um escritório especializado. Por fim, os nichos são usados para distanciar-se da concorrência.

4. Vantagem competitiva

Os advogados também podem buscar vantagens competitivas:

  • diferencial: serviço ou produto com padrões de qualidade superiores;
  • liderança em preço: solução mais econômica que os correntes;
  • foco: direcionamento para um segmento ou nicho.

Para exemplificar, quem prioriza a quota litis e os honorários ad exitum no Direito do Consumidor busca a liderança em preço. Quem se posiciona como pós-graduado em Direito Previdenciário aponta um diferencial. Por fim, quem afirma ter uma atuação dedicada ao Direito Digital estabelece um foco.

5. Presença de marca

Um passo estratégico é pensar em como o escritório será reconhecido no mercado:

  • crie as artes do escritório;
  • esteja presente nas principais redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn;
  • abra uma conta de negócios no WhatsApp;
  • incluir os segmentos de atuação nas descrições;
  • monte um site oficial para o escritório.

6. Pontos legais e regulatórios

A abertura do escritório de advocacia pode ocorrer como profissional liberal ou em sociedade simples. Nesses casos, não há necessidade de constituir uma pessoa jurídica formal, mas é recomendável ter um contrato de parceria caso você tenha sócios.

Alternativamente, você pode criar uma Sociedade de Advogados. Nesse caso, haverá uma pessoa jurídica com sócios ou unipessoal. É um caso que exige diversos passos, como criação do contrato social, registro na junta comercial e inscrição da organização na OAB.

7. Planejamento Financeiro

As finanças são um ponto decisivo para garantir o crescimento sustentável do escritório. Então, confira 5 pontos de atenção para um bom planejamento financeiro!

1. Reserva de emergência

Antes de pensar em como abrir um escritório de advocacia, construa uma reserva de emergência para as contas pessoais. Esse valor varia de 3 a 6 meses dos gastos, tendo o objetivo de suprir imprevistos.

2. Poupança para abrir o escritório

Você também precisa juntar recursos para começar o escritório de advocacia. Caso não seja empregado, algumas soluções podem ser usadas durante a atuação em home office:

  • usar o escritório compartilhado da OAB local;
  • buscar coworkings na cidade;
  • fazer parcerias com colegas que contam com escritórios;
  • alugar horários para atendimento junto a colegas.

3. Investimento inicial

O investimento inicial no escritório envolve os seguintes gastos:

  • locação do espaço;
  • mesas e cadeiras de escritório;
  • computador de trabalho;
  • placas e materiais de divulgação.

Na escolha do local, procure salas comerciais que já eram usadas anteriormente como escritórios de advocacia, administração ou contabilidade para evitar reformas. Junto a isso, avalie o fluxo de pessoas na rua e a possibilidade de posicionar a placa de divulgação de modo visível aos transeuntes.

4. Custos do escritório

Os custos fixos ocorrem todos os meses:

  • aluguel;
  • luz;
  • água;
  • condomínio;
  • internet;
  • telefonia;
  • anuidade da OAB.

Os custos variáveis dependem da quantidade de serviços:

  • aplicativos de carro;
  • uso de correspondentes jurídicos;
  • reconhecimentos de firma;
  • papelaria.

Com exceção dos materiais de escritório, é comum prever no contrato de honorários o pagamento dessas despesas variáveis diretamente pelo cliente. Já os custos fixos devem ser considerados ao definir o preço do serviço.

5. Receitas

Cada receita apresenta um prazo para ingressar no caixa do escritório. Por exemplo, os honorários de êxito podem demorar anos, porque são pagos com a vitória processual. Já as consultas e pagamento de honorários comuns podem ingressar no caixa todos os meses.

Uma boa solução são as máquinas de cartão de crédito. Assim, você terá menos dores de cabeça, porque o banco assume os riscos de inadimplência nos parcelamentos.

8. Cuide da gestão do escritório

A gestão do escritório envolve a liderança de pessoas e a definição de processos. Entre outros, o escritório de advocacia realiza as seguintes atividades:

  • acompanhamento de processos, intimações e citações;
  • limpeza e organização do espaço físico;
  • elaboração de medidas legais;
  • audiências e diligências;
  • prática de atos ou acompanhamento em órgãos públicos e cartórios;
  • negociações para solução amigável de conflitos.

Escolha um software jurídico para centralizar a comunicação e gestão. Além disso, lembre-se de abrir uma conta-corrente separada para o escritório.

9. Faça estratégias de marketing jurídico e captação de clientes

A captação de clientes na advocacia costuma se expandir em espiral. No primeiro círculo, os casos vêm de parentes, colegas e amigos. A seguir, por indicação, os conhecidos dessas pessoas passam a buscar o escritório. Por fim, o advogado começa a ter facilidade para conquistar o público em geral.

Esse processo pode ser complementado com o marketing jurídico. Faça publicações sobre temas da sua área e divulgue o dia a dia do escritório.

Ademais, fique atento ao Código de Ética da OAB, que exige um conteúdo informativo, discreto e sóbrio nas publicidades.

Permitido:

  • produção de conteúdo;
  • networking;
  • email marketing;
  • incluir pós-graduação nas informações;
  • anúncios por Google Ads (com nome, OAB, área de atuação);
  • placa discreta.

Proibido:

  • entrega de folhetos;
  • propaganda de rádio e tv;
  • uso de jargões publicitários (liquidação, desconto, oferta imperdível);
  • oferecer a advocacia com outros serviços (advocacia e contabilidade, por exemplo);
  • divulgação de resultados dos processos.

8. Educação continuada

Assumir a liderança em um escritório de advocacia é um desafio que vai além das habilidades jurídicas, muitas vezes não completamente abordado durante a formação acadêmica. Os estágios, em sua maioria, colocam os alunos na posição de subordinados, preparando-os de maneira limitada para o papel de gestor. 

Diante desse cenário, a importância da formação contínua e especialização torna-se evidente. Essa busca por conhecimento não apenas aprimora a prática jurídica, mas também a eficácia na gestão do negócio, desempenhando um papel crucial na liderança bem-sucedida no universo jurídico.

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  • Competências Gerenciais e Liderança;
  • Fundamentos da Gestão e Estratégia;
  • Economia Empresarial;
  • Planejamento Financeiro;
  • Marketing Jurídico;
  • Relacionamento com Stakeholders e Experiência do Cliente;
  • Direito e Tecnologia.

Saber como abrir um escritório de advocacia é a primeira etapa para atuar com mais independência na carreira jurídica. Por isso, é necessário se preparar com capacitações e especializações que desenvolvem as competências para lidar com essa responsabilidade e desenvolver um olhar de negócios.

Agora que você já sabe como abrir um escritório de advocacia, conheça o MBA em Gestão Estratégica da Advocacia: a pós-graduação mais completa para empreender no segmento jurídico e conquistar resultados expressivos!

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