Jurimetria é o uso da análise de dados para prever resultados jurídicos. Ela está baseada no uso de softwares que fazem a coleta, processamento e análise de um grande número de informações, visando oferecer aos advogados insights mais precisos para suas atuações em processos.

A jurimetria vem se desenvolvendo com análises estatísticas aplicadas ao Direito, porém, com a entrada da inteligência artificial (IA), ela vai se tornar ainda mais potente na identificação de padrões e tendências.

Desse modo, tanto advogados quanto promotores e juízes poderão se valer de informações estratégicas para conduzir suas atividades. Continue a leitura e saiba como a jurimetria pode ser usada no seu dia a dia profissional!

Identificando padrões decisórios

Através da análise de dados referentes a processos julgados pela mesma vara, comarca ou juiz, é possível determinar a probabilidade com que um determinado processo pode ser ganho.

É possível, ainda, estimar o valor de indenizações, o tempo médio de espera e até o resultado de uma ação com base em dados estatísticos, o que dá, ao advogado, uma visão mais abrangente sobre como atuar em prol de seu cliente.

Encontrando respaldo para suas argumentações

Muitos processos são baseados em jurisprudências de outros juizados, visando encontrar respaldo para as argumentações do advogado. Nesse sentido, o trabalho que antes era feito de forma manual, com muita pesquisa, pode ser substituído por análises automatizadas.

Softwares de análise de dados aplicados à jurimetria podem encontrar rapidamente jurisprudências contra e a favor da sua argumentação a partir de critérios selecionados por você.

Desse modo, seu trabalho como advogado se torna mais ágil e eficaz, à medida que você não perde tempo nessa busca.

Melhorando seu marketing jurídico

Sabemos que o marketing jurídico obedece a uma série de regras, mas não é impossível trabalhar a imagem e reputação do seu escritório de advocacia ou até mesmo do seu nome enquanto profissional.

Dentro desta perspectiva, a jurimetria auxilia na compreensão do perfil dos seus clientes, ajuda a identificar padrões comportamentais e oferece insights sobre como esses clientes chegam até você.

Com essas informações em mãos, você pode desenvolver estratégias mais assertivas de captação de clientes, melhorar a satisfação dos clientes atuais e até mesmo trabalhar sua imagem e reputação nos canais de comunicação mais efetivos para o seu negócio.

Direcionando seus esforços profissionais

A jurimetria também pode ser aplicada nos negócios jurídicos, orientando sua decisão quanto às áreas do Direito mais promissoras na sua região ou que trazem maior rentabilidade, por exemplo.

Cruzando dados de mercado, como número de advogados por especialidade, número de processos em cada segmento, volume de novos clientes por ano, entre outros, você pode chegar a orientações bastante precisas de como desenvolver uma carreira promissora seguindo a vertente mais favorável do Direito na sua região de atuação.

Como você pode ver, a jurimetria traz grandes possibilidades de crescimento e melhoria para o seu escritório de advocacia. E essa tecnologia tende a ser aprimorada cada vez mais, com a inserção de ferramentas como a inteligência artificial e o machine learning, por exemplo.

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