tendecias para advocacia em 2023

TENDÊNCIAS NA ADVOCACIA PARA 2023!

 

 

As mudanças no meio jurídico continuaram em um ritmo rápido em 2022, abrangendo uma ampla gama de áreas e impulsionando a transformação contínua.

As pressões e prioridades já em vigor ganharam novos caminhos, e novas tendências surgiram para 2023, com base em estudos, descobertas e oportunidades de mercado para o setor.

Os advogados e escritórios devem estar atentos às novas tendências para a advocacia em 2023, para então usufruir de um ano mais próspero e produtivo.

Confira agora quais as principais tendências e mudanças na advocacia em 2023.

1- Maior uso da tecnologia

Muitos advogados e escritórios já estão experimentando ferramentas digitais para aprimorar suas práticas jurídicas. Mas as novas tecnologias mais poderosas provavelmente serão desenvolvidas por startups fora da indústria jurídica tradicional que são incentivadas a oferecer serviços jurídicos básicos com custos mais baixos.

A automação de transações legais básicas inicialmente cortará os resultados das empresas. Mas empresas mais ágeis incorporarão ferramentas úteis para reduzir custos, não importa de onde venham.

Outros trarão disrupções internamente contratando ou adquirindo tecnólogos talentosos e sua propriedade intelectual. De qualquer forma, as empresas que aceitam essas mudanças poderão mudar para um faturamento maior, pois aperfeiçoam os produtos de alto valor e oferecem uma experiência mais exclusiva e completa para os clientes.

As empresas também descobrirão formas totalmente novas de prática, a exemplo disso temos o metaverso, que já conta com advogados, escritórios e até mesmo audiências em tempo real, facilitando o acesso de advogados e clientes de maneira rápida e mais eficiente.

Leia: O que é visual law e legal design?

2- Globalização no meio jurídico

À medida que o ritmo da globalização acelera, a natureza jurídica mudará. Não é apenas que as corporações e outras instituições precisarão navegar por dezenas ou centenas de conjuntos de regras e regulamentos – elas também terão uma necessidade significativamente maior de escolher entre elas. Esses clientes esperam que seus advogados estejam preparados para essas novas necessidades.

As empresas empregarão tecnologias para ajudá-las a entender rapidamente como uma operação pode ocorrer em todas as jurisdições possíveis. Então, crucialmente, eles usarão sua engenhosidade humana para criar ofertas que transcendam a jurisdição, maximizando a liberdade dos clientes de agir em todo o mundo em tempo real.

As principais mentes jurídicas ajudarão os órgãos reguladores e as organizações intergovernamentais a descobrirem como garantir que todos joguem de forma justa nesta nova arena.

3- Maior responsabilidade e transparência

Habilitados pela tecnologia, os cidadãos estão exigindo maior transparência e capacidade de resposta de corporações, governo e outras instituições — que muitas vezes parecem desprevenidas.

Em um mundo onde há muita informação sendo compartilhada a cada segundo, as instituições precisarão de mais do que apenas boas relações públicas; elas precisarão de novas ferramentas para fortalecer sua credibilidade e manter a confiança do público.

As empresas prontas para aproveitar este novo mercado já aderem a uma “trilha final”, avaliando seu sucesso usando métricas além dos lucros. As empresas inteligentes já entendem o quão importante é o elemento de confiança para sua viabilidade a longo prazo.

Essas empresas estarão bem posicionadas para ajudar a reparar a confiança em outras instituições, quer estejam no caminho errado há pouco tempo ou por longos anos. Eles não o farão lançando muros em torno dos segredos das instituições, mas elaborando políticas e práticas que ajudem todos os tipos de organizações a permanecerem transparentes e responsáveis. Por isso, há um crescimento por profissionais da área de compliance.

Recomendado: Por que é tão importante fazer pós-graduação em direito?

4- Busca por especialistas

Os clientes terão muito mais acesso a informações objetivas sobre a eficácia de empresas e advogados individuais. As empresas públicas, em particular, enfrentarão uma pressão crescente para confiar em empresas com os melhores registros.

Empresas voltadas para o futuro procurarão definir e dominar nichos de mercado nos quais possam afirmar de forma incontestável serem as melhores. Como em outras indústrias, as mudanças nos mercados legais serão cada vez mais impulsionadas pela capacidade coletiva das organizações de produzir inovações disruptivas, além das habilidades e experiência dos advogados individuais.

Saiba mais: Advocacia para Startups: como iniciar na área.

5- Novos produtos e serviços jurídicos

A variedade de demandas aos escritórios de advocacia levará a uma nova diversidade na forma como as soluções legais são concebidas, embaladas, vendidas e aplicadas. Alguns desses novos produtos legais encontrarão imediatamente vastos mercados; outros podem levar anos para serem reconhecidos.

Para acompanhar o ritmo da mudança no campo, as empresas criarão departamentos de vendas de seus serviços, que usam metodologias de desenvolvimento de produtos para explorar novas maneiras de praticar a lei.

Esses departamentos serão encarregados de imaginar ofertas que respondam não apenas às mudanças na tecnologia, mas às mudanças nas necessidades do setor e nas preferências dos clientes. A pesquisa e a inovação do usuário moldarão a experiência do cliente sobre produtos legais.

Uma compreensão mais profunda da experiência dos usuários está se tornando cada vez mais a força motriz por trás das ofertas de todos os tipos de empresas. As empresas estão usando dados e design para prever os desejos dos consumidores, com o objetivo de aparecer em suas vidas antes mesmo de saberem o que querem.

As empresas fortalecerão os relacionamentos com os clientes não apenas por meio de um ótimo atendimento ao cliente, mas usando tudo o que sabem sobre elas para antecipar suas necessidades futuras.

As empresas que são melhores nisso construirão soluções baseadas em inovação que terão destaque em relação àquelas que apenas solucionam os problemas.

Leia a seguir: O que é metaverso e qual o impacto na advocacia?

Conclusão

As apostas para 2023 são maiores do que as métricas atuais do setor jurídico.

Em conjunto, as oportunidades e tendências citadas no artigo representam uma chance de construir uma indústria jurídica que seja radicalmente mais atenta às demandas dos clientes e da sociedade.

Com esse potencial em mãos, os advogados de hoje devem usar esses princípios para imaginar o novo valor que podem perceber, não apenas para suas empresas, mas para todos. Convidamos você a conhecer nossos cursos de pós-graduação atualizados de acordo com as novas oportunidades da advocacia!

Acesse: www.posesa.com/matricula



plugins premium WordPress